terça-feira, 22 de março de 2016

Lula e Josef K.










 Josef K, célebre personagem do romance O processo de Franz Kafka, é  um funcionário de um banco que, sem nada saber ou compreender dos fatos a ele imputados, acaba por se  torna réu de um processo que, ao seu final, custa-lhe a vida. Lula, ao contrário de K, é um homem que conhece bem as acusações a ele impostas  e sabe exatamente  a substância de todos atos que praticou ao arrepio da lei, mas insiste em se fazer de vítima  diante de toda sorte de materiais e provas contra ele colhidas. Como é possível tamanha desfaçatez? Esse fenômeno só pode ser respondido se atentarmos para suas reações em situações que o desagradam.
Podemos tomar como instrumento de averiguação a forma como o Capitão-mor do PT se comportou ao ser surpreendido com uma avalanche de gravações divulgadas pela Polícia Federal  que mostram sua verdadeira face de forma mais vil e nefasta. Falastrão, provinciano e com linguagem criminosa,  o "pai dos pobres" demonstra, com baixeza e vigarice incontestáveis,  seu inteiro desprezo pelas leis e  instituições deste país.  
Diante de tamanha devassidão, o Chefe petista ao se manifestar sobre os fatos e crimes a ele imputados revelou sua mais assustadora e mortal "qualidade": a psicopatia.  Os traços de um psicopata podem ser verificados através da histeria*, esta se caracteriza pela eliminação inconsciente de informações que são (ou aparentam ser) não recomendáveis. Em virtude disso o psicopata se habitua a substituir informações desagradáveis e somente raciocina sob premissas  construídas artificialmente, pois exclui inconscientemente a possibilidade de raciocinar sobre premissas inconvenientes. Este estado de coisas provoca o hábito de raciocinar com informações falsificadas, o que gera o medo da verdade, o medo de pensar sobre algo desagradável.
Nessa senda, a mentira proferida por Lula decorre diretamente  do fato de que ele não consegue raciocinar sobre premissas verdadeiras quando estas não lhe são agradáveis, sua mente  distorce a verdade dos fatos ao ponto substituir imediatamente uma informação verdadeira por uma falsa que o agrada. É exatamente por isso que ele, diante de todo arsenal de provas irrefutáveis, insiste na fantasia de que tudo o que lhe sobrevém não passa de uma conspiração de uma elite branca que detesta os pobres.
Sua tática de fuga da realidade busca ainda produzir um efeito de má compreensão da verdade, para atingir esse propósito o ex-operário  usa uma arma chamada bloqueio reversivo*- insistir em algo que é oposto a verdade para que isso provoque um efeito que inviabilize  a percepção da verdade na mente de pessoas medianas. Lula desempenhou essa estratégia com tanta maestria que mesmo nos dias atuais, em meio a tantas provas que atestam seu comportamento criminoso,  ainda há pessoas que o defendem ferozmente e estão prontas a viver e morrer por ele. Queres prova mais cabal de que o bloqueio reversivo  funciona?

Portanto, o que estamos vivenciando com as investigações da operação Lava Jato não  é somente a  descoberta de um partido corrupto que faz sangrar os cofres do Estado para nutrir uma colônia de vermes que gravita em torno de um de partido, trata-se da tomada do Brasil por uma elite política comandada por um sociopata desprovido inteiramente da possibilidade de apreender a realidade dos fatos.  Lula mente rotineiramente ao se dizer inocente e vítima de um golpe elitista, mas  não o faz só  para esconder a verdade dos fatos que sobre ele pesam; mas sim porque do confronto com a realidade sua mente disforme a fugir o obriga. 

* Lobaczewski, Andrew - Ponerologia: Psicopatas no Poder.
Vide Editorial

4 comentários:

  1. Engraçado é que Lula, em algumas vezes, não apenas enrola, mas nutre o desejo de acompanhar a capacidade do sujeito de ser enrolado - o que lhe dá autorização para seguir na sua 'senda'. Agora, e desde sempre, deu para fazer comparações, entre o que os outros fizeram e o que ele fez, como se isso fosse uma espécie de 'guarda-chuva' capaz de demover os estragos que eles teimam em não enxergar. Até quando os brasileiros vão absorver esse discurso?

    ResponderExcluir
  2. Certa vez li um artigo sobre o Lula e, lá estava uma boa definição para o Lula: "O grande cafetão de uma nação postituída". Nação esta, muita "prostituída"/degradada moralmente e culturalmente pela esquerda doentia.
    Parabéns pelo excelente texto!

    ResponderExcluir
  3. Certa vez li um artigo sobre o Lula e, lá estava uma boa definição para o Lula: "O grande cafetão de uma nação postituída". Nação esta, muita "prostituída"/degradada moralmente e culturalmente pela esquerda doentia.
    Parabéns pelo excelente texto!

    ResponderExcluir